A Autoridade Reguladora das Comunicações – INCM procedeu, na tarde desta segunda-feira, 23 de Junho, à entrega das licenças de espectro para a implementação da tecnologia 5G e expansão das redes 4G aos três operadores de telefonia móvel do País, designadamente Tmcel, Vodacom e Movitel, num acto que assinala o início de uma nova etapa no desenvolvimento das comunicações e da transformação digital em Moçambique.
A cerimónia foi dirigida pela Presidente do Conselho de Administração do INCM, Helena Fernandes, durante o segundo e último dia da 5.ª Conferência Nacional das Comunicações, um dia após o anúncio oficial feito pelo Presidente da República, Daniel Chapo.
A atribuição das licenças representa um passo importante na concretização das acções do Governo do país, na implementação da Estratégia Nacional de Transformação Digital e no reforço das infra-estruturas tecnológicas que irão sustentar a economia digital, impulsionar a inovação e modernizar os serviços públicos e privados. Numa primeira fase, a implementação do 5G abrangerá todas as capitais provinciais, principais centros urbanos, zonas industriais, polos económicos e áreas de elevada concentração populacional.
