ThinkLAB MINISTRO INAUGURACAOA Autoridade Reguladora das Comunicações - INCM passa a contar com uma incubadora para Startups e de Empreendedores Nacionais.  Denominada ThinkLab, o espaço foi inaugurado hoje, 15 de Setembro de 2025, pelo Ministro das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga.

O ThinkLab é um espaço que tem como propósito estimular a inovação e promover o desenvolvimento de serviços, modelos de negócio e soluções tecnológicas que impulsionem a modernização e promovam a evolução do sector das comunicações em Moçambique. A sua inauguração acontece no contexto das celebrações dos 33 anos da criação do INCM.

Falando na ocasião, o Ministro Muchanga referiu que a celebração do 33o aniversário do INCM é marcada por um momento ímpar para o sector das comunicações em Moçambique, por ser inaugurada a ThinkLab, um espaço de incubação de startups e empreendedores nacionais em inovação tecnológica;

ThinkLAB INAUGURACAO PLATEIAThinkLAB MINISTRO INTERVENCAO

Durante estes 33 anos, devido ao trabalho do Regulador, segundo frisou Américo Muchanga, milhões de pessoas puderam conectar-se, comunicar-se com segurança.As pessoas se conectarem, empresas florescerem, entre outros resultados.

Em relação à incubadora, o Ministro exortou à inovação e valorização de iniciativas como as que serão incubadas pelo INCM, porque o país precisa de inovadores e de inovação.

“Uma nação sem inovação é uma nação de mentes adormecidas. O ThinkLab traduz-se num laboratório de projecção das soluções digitais para os desafios nacionais mais prementes. É igualmente, uma plataforma de colaboração, onde o sector privado, a academia e o Governo, em coordenação, planificam e projectam o futuro que queremos”, frisou o governante.

Acrescentou ainda que “a ThinkLab materializa a convicção de que, no século XXI, o desenvolvimento económico e social só se constrói com a inovação tecnológica e uma coragem empreendedora. E a ThinkLab foi concebida para desempenhar esse papel”.

Exortou ainda a olhar-se para os 33 anos do INCM como um marco e determinação de preocupação em crescimento do país. “Pelo facto de estarmos em local onde temos as telecomunicações, temos serviços bancários, conhecimento e muito mais, por isso somos privilegiados. Se não fizermos valer estamos a defraudar os outros  que não têm  as mesmas condições. Por isso devemos dar valor a isso”, disse.

THINKLAB É ESPAÇO DE OPORTUNIDADES

ThinkLAB INAUGURACAO HELENA FERNANDES 1Segundo a Presidente do Conselho de Administração do INCM, Helena Fernandes, a incubadora ThinkLab contribuirá para a promoção da Inclusão Digital e para o desenvolvimento do sector das comunicações. Explicou ainda que é resultado de o INCM ter identificado a falta de espaço para o florescimento de muitas ideias promissoras e representa o futuro que queremos construir para Moçambique.

O Projecto de incubadora está plenamente alinhado com a missão do INCM de regular, supervisionar e incentivar o crescimento sustentável do ecossistema digital em Moçambique. Para a sua criação, segundo explicou a PCA, o INCM, como regulador, entendeu que a sua missão vai além de regular, mas também de facilitar a inovação, criar condições para que novas soluções tecnológicas possam nascer, crescer e gerar impacto.

“A ThinkLab não é apenas uma marca, é um espaço de oportunidades. E a prova disso está aqui: 12 startups e empreendedores nacionais selecionados, que representam o melhor do nosso espírito empreendedor – jovens visionários e resilientes, determinados em apresentar soluções concretas para os desafios da transformação digital em Moçambique”, disse.

ThinkLAB INAUGURACAO ANA PRISCILA 1

Para Ana Priscila Salomão, chefe do Departamento de Estudos e Estatísticas, “o ThinkLab é um espaço que nasce para acolher talento, gerar inovação e impulsionar o ecossistema digital. Este projecto teve início em princípios de 2024 e percorreu várias etapas”.

Explicou também que, no percurso de selecção dos projectos submetidos para o primeiro programa de incubação tecnológica, foram submetidas 51 candidaturas das quais 12 foram seleccionadas.

A avaliação baseou-se em critérios como género, grau de maturidade dos projectos, nível de preparação dos candidatos, área de operação/categoria, assim como inclusão e acesso universal.

 

PROJECTOS SELECCIONADOS PARA A PRIMEIRA INCUBAÇÃO

No

Projecto

Concorrente

Local de Incubação

Área de Actuação

1

FARMÁCIA NA MÃO

Maputo

Saúde

2

DIKA HUB

Maputo

Educação

3

PALICHI

Lichinga

Marketplace

4

MOOVA

Maputo

Transporte

5

GAARRA

Maputo

Saúde

6

SIMULADOR BANCÁRIO

Beira

Banca

7

PAY GURU

Maputo

IT/AI

8

WEBSIG

Maputo

SIG (GIS)

9

MEU BEBÉ

Maputo

Saúde

10

ZULA

Maputo

Transporte

11

CARGA FÁCIL

Maputo

Transporte

12

MoHiTEK

Maputo

Tradução

 

O QUE SE ESPERA DA INCUBADORA DO INCM?


Com este projecto espera-se fomentar a transformação digital, incentivando o surgimento de soluções inovadoras que respondam aos desafios do mercado das comunicações e ampliem o acesso às tecnologias, promover soluções que beneficiem toda a sociedade e contribuam para a redução das desigualdades no acesso e uso das tecnologias.

A Incubadora Tecnológica do INCM vai, dentre os demais aspectos:

  • Apoiar empreendedores na fase inicial dos seus projectos e fomentar iniciativas que promovam a conectividade, a inclusão digital, a literacia digital e o avanço tecnológico;
  • Estimular a inovação tecnológica no sector das comunicações, incentivando soluções que melhorem a qualidade e a acessibilidade dos serviços digitais no país;
  • Oferecer suporte técnico e regulatório, garantindo que os projectos incubados estejam alinhados com as normas e boas práticas do sector;
  • Proporcionar recursos, capacitação e mentoria especializada, conectando empreendedores a especialistas do sector e promovendo o desenvolvimento sustentável dos negócios;
  • Facilitar o acesso a financiamento e investidores, criando oportunidades para a escalabilidade e viabilidade comercial das soluções incubadas;
  • Criar um ecossistema de inovação colaborativo, promovendo parcerias estratégicas entre startups, empresas, instituições académicas e reguladores;
  • Apoiar a validação de soluções tecnológicas no mercado, assegurando que as inovações respondam a desafios reais e impulsionem o desenvolvimento digital do país;
  • Integrar princípios de inclusão e igualdade de género, incentivando a participação diversificada no ecossistema tecnológico.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Organizações Internacionais e Regionais

Outros Reguladores

Siga-nos:

fbinstlkdn

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo