Hiển thị bài viết Tin tức

Moçambique preside comité de orçamento da WTDC-17

Maputo, 13.09.2017 - Decorre, de 9 a 20 de Outubro de 2017, em Buenos Aires, Argentina, a Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações (WTDC-17), sob o tema "Tecnologias de Informação e Comunicação ao serviço dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ICT4SDGs)". 
 
Moçambique faz-se representar por uma delegação que integra representantes do Ministério dos Transportes e Comunicações, bem como dos da Autoridade Reguladora das Comunicações-INCM. O Comité de Orçamento da WTDC-17 é presidida pelo nosso país (Dr.ª Helena Fernandes, INCM).
 
Este evento da União Internacional das Telecomunicações (UIT) - agência especializada das Nações Unidas para as telecomunicações e sociedade da informação – realiza a cada quatro anos. Define a política geral e os procedimentos do Sector de Desenvolvimento das Telecomunicações da UIT (UIT-D), bem como tópicos, projectos e programas relevantes para o desenvolvimento universal das telecomunicações. 
 
A WTDC-17, defende a UIT, "representa uma oportunidade de discutir o futuro do sector e sua contribuição para o desenvolvimento económico e social".
 
Espera-se da WTDC-17 uma Declaração que reforce o apoio político para a missão e objetivos da UIT-D, a contribuição para o Plano Estratégico da UIT para 2020-2030 e o plano de ação  com iniciativas regionais detalhadas. Há ainda a destacar que, no decurso da WTDC-17, será celebrado o 25.º aniversário da criação da UIT-D.
 
Segundo a União Internacional das Telecomunicações, o tema sob o qual decorre a conferência, revela o reconhecimento de que as Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação constituem elemento-chave para o desenvolvimento social e económico e, consequentemente, para a aceleração da materialização dos Objetivos e Metas de Desenvolvimento Sustentável.
 
Também, é notável o papel que as mesmas desempenham nos ramos de saúde, educação, agricultura, governação, finanças, comércio, entre outros, e nas acções de redução e gestão de riscos de desastres, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, particularmente nos países em desenvolvimento e ou com economias em transição.
 
Hoje, o acesso a infra-estruturas, aplicações e serviços de Telecomunicações TIC modernos, seguros e acessíveis oferece oportunidades para melhorar a vida das pessoas e garantir que o desenvolvimento sustentável em todo o mundo se torne realidade.
 
A interoperabilidade de equipamentos e sistemas de Telecomunicações TIC, através da implementação de programas, políticas e decisões relevantes tem, por seu lado, contribuído para o aumento das oportunidades de mercado, a fiabilidade e à incentivação à integração e ao comércio globais.
 
Todavia, apesar dos progressos alcançados nos últimos anos, o fosso digital prevalece e é agravado por disparidades no acesso, tanto entre os países como dentro dos mesmos, particularmente, entre áreas urbanas e rurais, camadas sociais, nomeadamente, mulheres, jovens, crianças, pessoas com deficiência e necessidades especiais.
 
É de salientar que a reunião inaugural da conferência foi precedida de uma dos chefes das delegações, onde foi apreciada a agenda para a primeira reunião plenária e apresentadas propostas da organização e composição das presidências e vice-presidências da conferência, das suas comissões e dos grupos de trabalho, com destaque para o Grupo Consultivo de Desenvolvimento de Telecomunicações (TDAG) e outros grupos estabelecidos pela WTDC.
 

Flash