Visualizar conteúdo web

TV-White Spaces: alternativa tecnológica para expansão das comunicações

Maputo, 01.08.2018 "O espectro adequado para as comunicações é limitado. Neste contexto, pesquisa-se a possibilidade de usar o espectro da televisão. Que este workshop seja ponto de partida para se caminhar para a frente, para se levar as comunicações para mais pessoas", disse o Director-geral da Autoridade Reguladora das Comunicações-INCM, Américo Muchanga, na abertura, hoje, no Auditório Salomão Júlio Manhiça, do workshop sob o lema TV-White Spaces: Acesso Dinâmico ao Espectro Radioeléctrico.
 
"Estamos engajados na expansão das comunicações para as zonas rurais e esta tecnologia pode contribuir para tal", frisou Américo Muchanga.
 
Por sua vez, o Secretário do Fundo do Serviço Universal (FSAU), Constâncio Trigo, o projecto de implementação da tecnologia TV-White Spaces (TVWS), ainda em fase embrionária, já está a ser implementada em alguns estabelecimentos de ensino médio das cidades da Beira, Nampula e Tete.
 
O workshop reuniu cerca de 100 participantes, sendo de destacar académicos, provedores de serviço de Internet (ISP) e representantes da Sociedade Civil. 
 
Da agenda desta oficina, constava a apresentação da proposta da norma para o uso da tecnologia TVWS, o debate sobre novas tecnologias wireless de acesso à Internet nas zonas rurais e definição dos mecanismos de melhoramento do seu provimento em regiões sem acesso à Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) a preço acessível.
 
O INCM, o Fundo do Serviço de Acesso Universal, o Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane e o International Centre for Theorical Physics pesquisam a tecnologia TVWS em Moçambique desde 2015.
 

Flash