Отображение сетевого контента

INCM na Mostra Tecnológica

Maputo, 04.12.2014 - Decorre, de 3 a 5 de Dezembro, em Maputo, na Praça da Independência, uma mostra tecnológica Pavilhão Amanhã. Trata-se de uma iniciativa da LoginPT em parceria com instituições públicas e privadas moçambicanas. O INCM é um dos participantes doPavilhão Amanhã.

O Ministro da Ciência e Tecnologias, Louis Pelembe, presidiu à cerimónia de abertura oficial da Mostra. Estiveram presentes destacadas individualidades do Governo e do Município de Maputo.

No quadro da Mostra, serão realizadas palestras sobre o tema Tecnologias e Futuro. Uma equipa do INCM encontra-se presente no local do evento para proceder à apresentação dos serviços desta autoridade reguladora.

O LoginPT é uma plataforma que reúne um grupo de mais de 100 empresas europeias que aplicam o seu know how em tecnologias de informação, telecomunicações, transportes, entre outras áreas.

O Director-Geral (D-G)do INCM, Américo Muchanga, e o membro da Comissão Nacional para a Migração Digital (COMID), Carlos Quive, intervieram, esta tarde, com apresentações dedicadas ao estádio actual das comunicações em Moçambique e ao processo de migração digital, respectivamente.

A apresentação do D-G destacou aspectos essenciais que elucidam sobre o crescimento do sector das comunicações, como, por exemplo, o aumento do número dos subscritores das três operadoras de telefonia móvel celular (mcel, Vodacom e Movitel).

"Se em 2013 existiam 12.232.673 subscritores, até ao final do primeiro semestre de 2014 foram registados 18.641.331", o que representa uma evolução na ordem de 45 por cento.

Américo Muchanga informou aos participantes da palestra que, no âmbito do Plano Quinquenal do Governo, 2015-2019, o Sector das Comunicações pretende, entre diferentes acções prioritárias, expandir os serviços de telecomunicações para cobrir 100 por cento dos postos administrativos e 50 por cento das localidades, expandir os serviços de banda larga (3.ª ou 3ª Geração) para cobrir 100 por cento das capitais distritais. Os serviços de radiodifusão televisiva terrestre digital serão expandidos de modos a alcançar 70 por cento de cobertura populacional.

Flash