O Secretário-geral da Organização das Telecomunicações da Commonwealth, Shola Taylor, visita Moçambique nos dias 13 e 14 do corrente. Da agenda do SG consta a assinatura, hoje, pelas 14 horas, no INCM, do Memorando de Entendimento entre a CTO e o INCM, participação no Workshop de validação da Estratégia Nacional de Cibersegurança, na qual será apresentado o plano de acção da CTO para os países membros, em geral, para Moçambique, em particular. apresentado o Plano de Acção da CTO para os países membros, em geral, para Moçambique, em particular.

A CTO é uma organização internacional na qual se encontram filiados países membros da Commonwealth, organizações empresariais e da sociedade civil. Ela presta assistência na esfera de Tecnologias de Informação e Comunicação, visando alcançar o desenvolvimento social e económico através da eliminação do fosso digital.

Recorde-se que na 1ª Reunião sobre Estratégia Nacional da Segurança Cibernética realizada em Agosto do ano passado em Maputo, representantes do Governo e Estado, Ordens, indústria e Banca, operadores de infra-estruturas críticas, academia, sociedade civil, comunicação social, entre outros, discutiram o modelo de elaboração da Estratégia Nacional proposto pela CTO, bem como analisaram a situação da cibersegurança em Moçambique.

O projecto de elaboração da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética em Moçambique insere-se no Plano de Acções dos países-membros da CTO, a ser implementado entre 2016 e 2020, com o objectivo de adoptar medidas que garantam um ambiente online seguro, onde utentes, negócios e o Governo estão devidamente protegidos, permitindo ao país usufruir dos benefícios das Tecnologias de Informação e Comunicação, em prol de desenvolvimento social e económico.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo