No quadro das comemorações do bicentésimo de elevação da Ilha de Moçambique à categoria de cidade, o Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, ontem, dia 17, a Praça Digital do Jardim Josina Machel, financiada pelo Fundo do Serviço de Acesso Universal (FSAU) e implementada pela operadora de telefonia móvel celular Movitel.

As explicações sobre o FSAU e o Projecto de Praças Digitais foram dadas inicialmente pela Presidente do Conselho de Administração, Ema Chicoco, antes do descerramento da lápide e, posteriormente, pelo Secretário Executivo, Constâncio Trigo. Com a ajuda de um computador, foram demonstrados os passos conducentes ao registo e acesso à Internet.
Assim, passam a existir quatro praças: Jardim do Museu, Jardim da Escola Secundária da Ilha, Jardim do Comando e a que foi inaugurada pelo Chefe do Estado. A nível nacional, outras praças estão nos municípios da Beira, Quelimane, Nampula, Pemba, Mueda e Gurué.

As praças digitais vão funcionar diariamente, permitindo a população aceder à Internet à qualquer hora do dia. Em cada praça poderão estar conectados simultaneamente 200 pessoas, sendo que cada um terá um tempo de utilização de uma hora, findo o qual será desconectado automaticamente, libertando o IP para a conexão de outro utilizador. Todas as praças estão ligadas a um acesso em fibra óptica assegurando uma velocidade mínima de 10Mbps dedicados.

O principal impacto do Projecto de Praças Digitais é o da democratização do uso da Internet. Este projecto proporciona o acesso de cerca de 57.600 utilizadores por dia em cada Praça Digital e um total de 21.024.000 acessos por ano.

Estes utilizadores irão aproveitar as vantagens do mundo digital para aumento do seu conhecimento, conectividade com o mundo, desenvolvimento da economia digital, entre outras vantagens.

Outro impacto resultante do aumento do número de utilizadores da Internet é o desenvolvimento de aplicativos e conteúdos locais que irão melhorar as condições de vida das populações no relacionamento com a administração pública e no incremento da economia digital (agricultura, pesca, cultura, turismo, etc).

O FSAU pretende continuar a financiar a implementação do Projecto de Praças Digitais pelo impacto que produz nas populações no contexto da inclusão digital, do acesso ao conhecimento e do surgimento de novas oportunidades proporcionadas pelo mundo digital.

Para o ano de 2019, prevê-se contemplar os municípios de Xai-Xai, Chibuto, Inhambane, Vilankulos, Dondo, Chimoio, Tete, Angónia, Lichinga, Cuamba, Malema e Lumbo. De salientar que no presente ano o FSAU vai ainda incluir o Município da Matola no Projecto de Praças Digitais.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo