O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) – Autoridade Reguladora dos Sectores Postal e de Telecomunicações - outorgou, esta quarta-feira, às operadoras de telefonia móvel mcel-Moçambique Celular e a Vodacom Moçambique, licenças para a prestação de serviço de terceira geração (3G), em todo o território nacional, por um período de 15 anos, usando o Sistema Universal de Telecomunuicações Móveis (UMTS).

A tecnologia 3G permite o fornecimento de serviços de banda larga para telemóveis,notebooks, i-pads, com acesso à Internet, com alta taxa de velocidade.

Ao abrigo das licenças outorgadas, ambas as operadoras deverão expandir gradualmente a rede de serviços 3G para todos os distritos do País, até 31 de Dezembro de 2015, incluindo os corredores de desenvolvimento e estâncias turísticas, bem como melhorar a rede em locais considerados estratégicos.
Intervindo na ocasião, o presidente do Conselho de Administração do INCM, Isidoro da Silva, disse que "a formalização do licenciamento de ambas as empresas é o culminar de um processo que se circunscreve nas políticas nacionais, visando o desenvolvimento do sector, em que se pretende que os serviços de dados sejam acessíveis a todos os cidadãos moçambicanos".

"As licenças emitidas pelo INCM permitirão tanto à mcel como à Vodacom prestarem serviços de telecomunicações móveis celular de uso público nas bandas de frequência de 1900 MHz e 2100 MHz, de acordo com o padrão 3G (UMITS) tal como aprovado pelo "The European Telecomunications Standards Institute", referiu Isidoro da Silva.

Por seu turno, o Administrador-Delegado da mcel, Mamudo Ibraimo, disse que a sua operadora "decidiu investir numa rede de terceira geração em 2007, e em 2008 o serviço passou a estar disponível em Moçambique, nomeadamente nas cidades de Maputo, Matola, Beira, Tete, Nampula, Lichinga, Nacala e Pemba, prevendo-se para finais do corrente ano o aumento da capacidade da rede 3G nos locais actualmente cobertos, bem como a expansão para Quelimane, Chimoio e Mocuba".

Já o presidente da Comissão Executiva da Vodacom, José dos Santos, indicou que "a tecnologia de terceira geração cria vantagens e benefícios para os clientes, pois, há dois anos, apenas podiam enviar e-mails através dum computador ligado à Internet, mas agora podem fazê-lo por via de um telemóvel, o que mudou a vida de muitas pessoas". A"Vodacom continuará a realizar investimentos para beneficiar os seus clientes", destacou José dos Santos.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo