O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) – Autoridade Reguladora dos Sectores Postal e de Telecomunicações, em parceria com a Embaixada da República Socialista de Vietname em Maputo, realizou, hoje (dia 17.08.2011), no Centro de Conferências Joaquim Chissano, o seminário sobre "O Papel das Comunicações no Desenvolvimento Rural". O seminário foi oficialmente aberto pelo Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Eusébio Saíde.

Os participantes, representantes de diferentes instituições públicas e privadas do sector das comunicações moçambicanas e vietnamitas, debruçaram-se sobre as comunicações em Moçambique e no Vietname, especificamente sobre o desenvolvimento das comunicações no país, a cobertura das comunicações fixas e móveis nas zonas rurais, soluções tecnológicas de baixo custo para as zonas rurais, o estado actual de desenvolvimento das comunicações no Vietname e o impacto das comunicações na produção agrícola naquele país asiático. No epicentro das discussões esteve a experiência vietnamita na promoção do desenvolvimento rural com recurso a tecnologias de baixo custo.

"Nos últimos tempos, para a materialização da estratégia de desenvolvimento agrícola, o Governo vietnamita tem investido em infra-estruturas das comunicações nas zonas rurais e ajudado os camponeses a trocar e colher informações necessárias à produção", disse o embaixador da República Socialista do Vietname, Dang Giang.

Dang Giang sublinhou que, na corrida de desenvolvimento da telefonia móvel, os operadores vietnamitas reconheceram que o segredo do sucesso e da obtenção do lucro a longo prazo constitui a prestação de um eficiente e eficaz serviço ao sector agrícola, às zonas rurais".

Foram oradores o Director-Geral do INCM, Américo Muchanga, o administrador-delegado da operadora da telefonia móvel mcel, Mamudo Ibrahimo, o Director das Operações da VM Waheed Amin, e o Director Técnico da Movitel, Huynh Quiang Nghia. As discussões dos temas foram moderadas por proeminentes figuras da arena científica moçambicana, sendo de destacar o Rui Lousã, do Instituto Superior dos Transportes e Comunicações, e Firmino Mucavele, da Universidade Eduardo Mondlane.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo