Os ministros da SADC, responsáveis pelas Telecomunicações, Correios e Tecnologias de Informação e Comunicação, lançaram ontem (dia 16.06.2011), em Gaberone, capital do Botswana, uma nova associação regional que reúne as autoridades reguladoras do sector das comunicações da África Austral. A nova organização mantém a designação anterior - Associação de Reguladores de Comunicações da África Austral (CRASA), resultando da fusão com a Associação dos Reguladores dos Correios (SAPRA).

A fusão da CRASA e SAPRA decorreu do reconhecimento da convergência no domínio do quadro regulatório das TIC's e Correios, bem como do facto de as duas associações terem sido criadas pelos mesmos membros que eram reguladores das Comunicações da SADC.

É de referir que em Dezembro do ano transacto representantes da CRASA e SAPRA, associações regionais da África Austral das autoridades reguladoras dos sectores postal, de telecomunicações e de tecnologias de informação e comunicação (TIC's) reunidos em Maputo discutiram diferentes matérias relacionadas com a formação da nova associação, cujo processo de fusão devia decorrer até Junho do ano corrente.

"Numa relação de custo e benefícios, as autoridades reguladoras da região, os operadores, as agências e indústrias do sector terão, evidentemente, mais ganhos, interagindo numa única associação", declarara um alto funcionário do INCM, na ocasião.

Dentre os presentes na reunião de Gaberone, conta-se o Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Eusébio Saíde, o Presidente do Conselho de Administração do INCM, Isidoro Pedro da Silva, o Director-Geral desta mesma instituição, Américo Muchanga, entre outros responsáveis.

Lembre-se que os Ministros da SADC Responsáveis pelas Telecomunicações, Correios e TIC, decidiram fundir a Associação de Reguladores de Comunicações da África Austral (CRASA) e a Associação dos Reguladores dos Correios (SAPRA), durante sua reunião em Swakopmund, na Namíbia, em 25 de Junho de 2010.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo