O Ministro dos Transportes e Comunicações, António Francisco Munguambe nomeou, por Despacho de 30 de Abril do corrente, Arnaldo Nhavene, para o cargo de Secretário Executivo do Fundo do Serviço de Acesso Universal (FSAU). Nhavene tomou posse a 4 de Maio e o seu mandato é de três anos.

Numa recente visita realizada à província de Tete entre 13 e 16 de Junho último, para participar nas cerimónias de lançamento da fibra óptica Tete-Manica-Caia e de inauguração do projecto rural de Tete (a cerimónia central foi realizada em Ulóngue, sede do distrito de Angónia) o titular da pasta dos transportes e comunicações, fez-se acompanhar, também, do Secretário Executivo do FSAU. Os projectos foram implementados pela empresa Telecomunicações de Moçambique.

O objectivo do FSAU, um serviço público sob gestão do Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique INCM, é o financiamento de programas e projectos de telecomunicações no âmbito do serviço de acesso universal de telecomunicações.

O Fundo foi criado ao abrigo do Decreto n.º 69/2006, de 26 de Dezembro. Segundo este dispositivo legal, todas as entidades licenciadas ou registadas no âmbito do exercício da actividade de prestação de serviços públicos de telecomunicações contribuem para o FSAU com até um por cento da receita bruta do ano anterior, estando isentos da contribuição os operadores que apenas prestam serviços de Internet café. Umas das fontes de receitas do FSAU são as dotações designadas no Orçamento do Estado (OE).

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo