Foi hoje lançada em Maputo a Plataforma de Ensino à Distância, tendo, paralelamente, iniciado uma acção de capacitação de cinco dias do Centro de Excelência (CdE) da União Internacional das Telecomunicações (UIT), sobre 'Formação de Formadores de Ensino à Distância para os Países de Língua Oficial Portuguesa e Espanhola de África.

A plataforma foi inaugurada pelo vice-ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Eusébio Saíde. Estiveram presentes representantes do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), da empresa pública Telecomunicações de Moçambique (TDM, S.A.), bem como o embaixador de Portugal em Maputo, Mário Godinho de Matos, e o representante da UIT, Boris Williams.

"Constatamos que o Centro está, realmente, a contribuir para uma maior autonomia do sector das comunicações nos países beneficiários – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé Príncipe", afirmou o vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Eusébio Saíde.

Saíde acrescentou que o Governo de Moçambique "vê a formação dos formadores de ensino à distância, como um acto importante que contribui para a sustentabilidade deste tipo de ensino (ensino à distância) ".

Como destacou o PCA do INCM, Isidoro Pedro da Silva, o lançamento da plataforma constitui "o culminar das acções desenvolvidas pelo projecto do Centro de Excelência da UIT, para os países africanos de língua espanhola e portuguesa que, ao longo de três anos, formou mais de 1000 quadros e técnicos dos Reguladores, Operadores e outros intervenientes do sector das telecomunicações em matérias tais como migração digital, cabos submarinos, regulação do espectro e transmissão via satélite".

Para o Administrador Delegado Zainadin Dalsuco, que interveio em nome do Conselho de Administração e do Conselho de Gestão da TDM, espera-se que a plataforma "permita que os países membros tenham acesso a diversas acções de formação a serem planificados com o objectivo de centrar a formação nas necessidades reais, permitir um acesso fácil à informação e ao conhecimento, promover a aprendizagem contínua no local de trabalho e apoiar na optimização da gestão de custos, tempo e distância".

Sublinhe-se que a plataforma assenta no funcionamento de vários servidores UIT, com destaque para o sistema de gestão de conteúdos, cujo servidor está sediado em Maputo, com acesso aos restantes países envolvidos.

De acordo com o representante da UIT, Boris William, a sua organização sente-se muito orgulhosa por ter contribuído para a criação e implementação desta plataforma educativa, através da qual serão divulgados cursos à distância. A mesma poderá servir de apoio aos workshops e programas de formação presenciais (programas de formação combinados, "blendedLearning".
Boris William explicou que a tecnologia utilizada é de código aberto e é integrada por Moodle, como aplicação principal, e Joomla, como aplicação de suporte. É de referir que o Centro de Excelência foi criado pela UIT, com apoio dos Governos do Reino da Espanha e de Portugal avaliado em um milhão e quinhentos mil Euros e em espécie.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo