Uma delegação do INCM participou no Fórum Sobre a Filatelia Africana Phila Africa 2012, sob o lema "Promovendo a Herança e os Valores Africanos", que decorreu em Abuja, capital da Nigéria, de 31 de Janeiro a 3 de Fevereiro último. Do programa constava uma exposição de selos postais e produtos filatélicos de toda a África e um seminário dedicado à actividade filatélica. O fórum foi organizado pelo operador públicos de correios da Nigéria NIPOST, sob os auspícios da União Postal Pan-Africana (PAPU).

No seminário, o INCM, na qualidade de regulador do sector postal, concentrou as suas atenções nos aspectos regulatários, tal como é o caso da legislação orientada ao combate a emissões ilegais de selos no continente, o desenvolvimento de estratégias para o combate à clonagem de selos, as estratégias para a promoção do selo como elemento propagador da cultura dos países, entre outras matérias.

O fórum teve, como objectivo, promover a filatelia como lazer e negócio em África, enaltecer a Herança e Valores Africanos através de selos postais, incentivar o trabalho e colaboração mútua em rede entre filatelistas, coleccionadores e outros interessados em filatelia.

Até este momento, fóruns do género eram organizadoss alternativamente pelas Administrações Postais do Quénia, Uganda e Tanzânia. É a primeira vez que se organiza noutro país, como a Nigéria.

Importância da Phila Africa para jovens
De acordo com Adriana Rafael, da Direcção Postal e de Telecomunicações do INCM, participante da Phila Africa 2012, este tipo evento "incentiva os jovens africanos a ter o hábito de coleccionar selos e buscar a informação sobre a cultura e história africana em produtos filatélicos."

"A filatelia moçambicana tem uma longa experiência na divulgação dos valores culturais nacionais através de selos. Mas saber o que os outros fazem, é útil e benéfico. Por isso, voltámos de Abuja com lições que vale a pena que sejam partilhadas, especificamente no que diz respeito à atracção do interesse dos jovens pela filatelia", frisou Adriana Rafael.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo