O Primeiro-Ministro, Alberto Vaquina, instou, em 31 de Julho, em Maputo, a Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) a dar uma resposta rápida aos desafios da expansão da rede de telecomunicações e da migração do analógico para o digital na radiodifusão e televisão.

Alberto Vaquina impôs este desafio, instantes após conferir posse à nova PCA do INCM, Ema dos Santos Chicoco, incumbindo-lhe ainda a missão de melhorar a qualidade e diversificação dos serviços da área e aprovação da lei postal.

Na ocasião, Vaquina disse que no contexto da expansão da rede de telecomunicações, assinala-se a cobertura de todas as sedes distritais, estimulando o sector a trabalhar cada vez mais na melhoria da qualidade de serviços.

"No âmbito de do programa de reforma do sector das Telecomunicações, o governo abriu espaço para a intervenção do sector privado no desenvolvimento do país, tendo sido aprovados instrumentos de regulamentação com vista a liberalização do sector", explicou.

Segundo Ema Chicoco, estão criadas condições para a implementação do processo de migração da radiodifusão e televisão, do sistema analógico para o digital, bem como para a reabilitação e melhoramento do serviço postal.

"Condições têm de haver, uma vez que nós sabemos que é um comando internacional e a União Internacional das Comunicações estabeleceu como prazo, do switch off ou apagão analógico, para Junho de 2015", disse Chicoco.

"Nas outras áreas que estão sob a responsabilidade do INCM, como o sector postal, há necessidade de se reabilitar a rede, modernizar os serviços postais e também abrir espaço para outros serviços de forma a satisfazer as necessidades dos utilizadores", concluiu. Fonte: Noticias

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo