A 13.ªGSR (Global Symposium for Regulators/Simpósio Global de Reguladores) terá lugar emVarsóvia, capital da Polónia, de 3 a 5 de Julho do corrente, informa a União Internacional de Telecomunicações (UIT). Sob otema geralRegulação de 4.ª Geração: Levar comunicações digitaispara frente,os participantes vão analisar, entre vários aspectos,a natureza transformacional das comunicaçõese da evoluçãopara a 4ª Geração deregulação das TIC'snuma sociedade conectada liderada pelanatureza mutável doecossistema das comunicações, por dinâmicas de mudanças do mercadoe de práticase papéisde regulação.

Os primeiros dois dias do GSR (3 e 4 de Julho) são abertos aos reguladores, fazedores de políticas e membros do UIT-D Sector (ITU Telecommunication Development Sector); o terceiro, dia 5, será apenas para os reguladores e fazedores de políticas. É de referir que, antes das sessões desses dias, haverá, no dia 2, eventos preliminares, como o painel da industria de alto nível e o encontro de associações. São membros do ITU-D Sector operadores, reguladores,empresas de consultoria,instituições de ensino epesquisa, editoras, prestadores de serviços, associações profissionais, fabricantes, organizações de software, secretários e organizações internacionais e regionais.

Aguarda-se que o Presidente da República da Polónia, Bronislaw Komorowski, proceda à abertura oficial do simpósio, organizado pela UIT em colaboração com o Ministério da Administração e Digitalização, e o Gabinete de Comunicações Eletrónicas da Polónia.

O debate inicial, designado por Construindo a Futura Sociedade Digital, centrar-se-á em aspectos relacionados com a juventude e emprego: como fomentar oportunidades sociais e económicas para as próximas gerações?; Políticas digitais: adoptando políticas cêntricas humanas na era digital; Qual o papel dos reguladores? Parceiros na inovação e educação promovendo a inclusão digital de todos em prol da sociedade de informação inteligente.

Será feita uma apresentação em volta do espectro radioeléctrico Espaços Brancos da TV: gerindo os espaços ou melhor gerindo ineficiências. Aqui serão desenvolvidos aspectos de "caça" às novas oportunidades do espectro radioeléctrico, a necessidade ou não de sua regulação, o dividendo digital e o seu impacto sobre a radiodifusão digital. Outra matéria de interesse é o papel dos padrões na economia digital: o impacto das patentes e dos padrões na indústria e na economia, a importância dos padrões para o crescimento económico e social.

No Segundo dia, vai se debruçar sobre a maximização do potencial dos fundos do serviço universal através de uma administração e gestão de sucesso; transacções digitais na sociedade inteligente, de hoje; o mundo de dados e a necessidade de mais endereços IP (Internet Protocol).

O terceiro dia será marcado por um importante tema designado por 4.ª Geração de Regulação. Terá, como subtemas: Regulando pessoas, negócios e bens, avançando-se para a regulação 4.0, um novo modelo de regulação com base em consulta e parceria; Equilibrando a eficiência, justiça e economia de custos para se preparar para o ecossistema de nuvens digitais; O regulador como parceiro (4 ª geração de reguladores) e os incentivos regulatórios por adoptar; Promoção da co-regulação; Promoção de incentivos regulatórios, além de medidas competitivas (como a alocação inteligente do espectro para IMT (3G, LTE); Reflexão sobre a cooperação entre os reguladores as entidades reguladoras supranacionais.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo