Terminou, hoje, 3 de Maio, em Maputo, o 21.º Fórum da AICEP (Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa). Durante dois dias, os representantes dos sectores postal e de telecomunicações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Principe e Portugal, debruçaram-se sobre o tema A relevância dos conteúdos da língua e das comunicações na economia do mundo lusófono.

O Fórum foi antecedido pela Assembeia Geral da AICEP.

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, disse, no acto de abertura oficial do Fórum, que os participantes se desafiam a não contemplar somente as tecnologias em si, mas o seu propósito "ao serviço dos conteúdos que procuram cada vez mais a inclusão social, o bem-estar e a harmonia das sociedades".

Por sua vez, o Prof. Doutor Lourenço do Rosário, Reitor da Universidade A Politécnica, dissertou sobre o tema principal - A relevância dos conteúdos da língua e das comunicações na economia do mundo lusófono. Ele destacou o papel globalizante das línguas como o grego, árabe, francês, inglês ao longo de séculos, e a retomada da importância da língua portuguesa nos últimos tempos. "A língua portuguesa ocupa a 5.ª posição no mundo, no que diz respeito ao número de países que usam essa língua como oficial", disse.

Do Rosário analisou aspectos importantes de mono e multilinguismo. "Não é por se ser economicamente poderoso que a língua se torna, também, dominante", frisou. Avançou, como exemplos, as línguas alemã e japonesa, de países economicamente fortes, mas não dominantes a nível do mundo.

É de referir que, neste Fórum, haviam sido organizados três painéis a saber: "A relevância dos conteúdos na economia do mundo da lusofonia", "A Relevância da lingual na economia do mundo da lusofonia" e "A Relevância das comunicações na economia do mundo da lusofonia".

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), Eng.º Isidoro Pedro da Silva, moderou o último painel. Ele interveio com as notas-chave, centradas nos aspetos de desenvolvimento tecnológico das comunicações.

PCA recebe Administrador da Anacom

Logo após o encerramento do 21.º Fórum AICEP, o PCA do INCM encontrou-se, na sede do INCM em Maputo, com o Administrador da Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom, Portugal), Prof. Doutor João Confraria.

As partes passaram em revista o estágio de cooperação entre as duas entidades reguladoras das comunicações, para além de ter sido apresentado ao visitante da Anacom, o estágio actual das comunicações em Moçambique.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo