"As Tecnologias de Informação e Informação (TICs), vão ajudar-nos a reduzir as diferenças existentes entre a cidade e as zonas rurais em Moçambique", disse o Ministro dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse, momentos depois da assinatura, hoje, do Memorando de Entendimento sobre a constituição do Projecto MOZTECH, pela autoridade reguladora dos sectores postal e das telecomunicações e empresas públicas e privadas do ramo postal, das telecomunicações e da comunicação social.

O titular da pasta dos Transportes e Comunicações referiu-se, na ocasião, ao impacto económico e social decorrente do uso das TICs, desde as implicações que elas têm no marketing das empresas, até à aproximação dos centros urbanos com o campo, como é o caso da "redução das diferenças entre a cidade e as zonas rurais".

"As TICs trazem inovações, mas ainda não temos a dimensão futura dos seus resultados; com o vosso (Nota: entidades que assinaram o Memorando de Entendimento) envolvimento e o das universidades, podemos trazer novas ideias para que as TICs contribuam para o melhoramento das nossas vidas e do nosso relacionamento", disse.

"O que estão a fazer é grandioso, acelera a transformação de Moçambique num actor de peso, na área das TICs", rematou o Ministro.

O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) e as empresas Correios de Moçambique, TDM, TVM, TV Cabo, SOICO e a mcel foram os que assinaram o Memorando sobre a constituição do Projecto MOZTECH. A Vodacom esteve ausente, podendo fazê-lo a qualquer altura. Aliás, aguarda-se que outras empresas se juntem a esta ideia.

É de referir que o Memorando de Entendimento estabelece o quadro de colaboração entre os membros-fundadores no âmbito de preparação, realização e avaliação do Projecto MOZTECH, uma plataforma tecnológica e de comunicação concebida e desenvolvida por aqueles actores públicos e privados do sector das comunicações do país.

No âmbito do MOZTECH serão realizadas feiras, exposições, debates e cerimónias de premiação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, contribuindo para impulsionar, através do debate público, académico e científico, um desenvolvimento económico sustentável e inclusivo em Moçambique.

Como referira a Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INCM, Ema Chicoco, na intervenção de abertura da cerimónia, a assinatura do Memorando de Entendimento "é um marco que simboliza a conclusão de um momento de conjugação de esforços, conducentes ao uso eficaz das Tecnologias de Informação e Comunicação".

A PCA sublinhou que o Memorando de Entendimento "alavanca-nos para um nível de relacionamento interinstitucional frutífero. É algo que temos de capitalizar agora e futuramente".

Ela referiu-se aos principais pressupostos que conduziram à concepção do MOZTECH: "o rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação no espaço global, a necessidade duma intervenção urgente e permanente dos diversos actores públicos e privados na promoção do desenvolvimento tecnológico; a necessidade de juntos, actores públicos, privados, estudantes e especialistas, entre outros, pensarmos neste fenómeno que, em última instância, designaremos de convergência tecnológica".

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais e Regionais

Outros Reguladores

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo