Decorre em Barcelona, Espanha, de 24 a 26 de Fevereiro, o Congresso Mundial da Telefonia Móvel, organizado pela associação de operadoras móveis GSMA. Moçambique faz-se representar pelo Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Eusébio Saíde, fazendo parte da delegação, dentre vários dirigentes, a Presidente do Conselho de Administração do INCM, Ema Chicoco.

O chefe da delegação moçambicana é um dos intervenientes do painel Comunicado do Botswana – Como é que o Cometimento Regional pode Acelerar a Distribuição da Banda Larga. Eusébio Saíde vai-se pronunciar sobre os desenvolvimentos registados em Moçambique após aprovação do Comunicado de Botswana, em Setembro de 2013 (Kasane), pelos ministros responsáveis pelas comunicações em Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Tanzânia e Zâmbia.

O referido comunicado trata do que a região da África Austral precisa de fazer para se alcançar a migração da televisão digital terrestre e se começar a mover para a banda larga móvel extensiva. Uma das matérias críticas daquela cimeira foi a harmonização das agendas de governo e do sector privado.

Os ministros acordaram, na cimeira de Kasane, Botswana, a tomada de uma série de medidas, incluindo a criação de uma Equipa de Trabalho Conjunta, reforçando a cooperação regional no que tange oinvestimento em telefonia móvel, a harmonização dos regulamentos e planos de atribuição de frequências para maximizar economias de escala e atender ao aumento da demanda futura por serviços de banda larga.

A GSMA representa os interesses das operadoras de comunicações móveis em todo o mundo. Abrangendo mais de 220 países, a GSMA une cerca de 800 operadoras de comunicações móveis de todo o mundo com 250 companhias no mais amplo ecossistema móvel, incluindo fabricantes de celulares e aparelhos portáteis, companhias de software, fornecedores de equipamentos e companhias de Internet, bem como organizações de sectores da indústria como os de serviços financeiros, cuidados com a saúde, média, transportes e serviços públicos. A GMSA também reúne líderes de diversos governos para discutir a universalização da frequência e ampliação da banda para que essas novas tecnologias tenham eficiência prática.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo