"O País precisa de continuar a investir em áreas estratégicas como são as Comunicações", declarou, hoje, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, na inauguração do Sistema Integrado de Gestão e Monitorização do Espectro Radioeléctrico (SIGMER).

O governante moçambicano sublinhou que "a aquisição do equipamento que hoje inauguramos é, uma vez mais, um sinal claro de que as dificuldades quotidianamente evocadas, não devem servir de pretexto para protelarmos a implementação de soluções para os desafios vitais do nosso País".

Participaram na cerimónia de inauguração do SIGMER, que decorreu na sede do INCM, em Maputo, quadros do sector das comunicações, representantes das forças de defesa e segurança e outras entidades públicas e privadas.

Com o SIGMER, o país passa a dotar-se de mais um instrumento de especialidade que lhe permite gerir o espectro radioeléctrico, permitindo-o a combater de forma enérgica situações de uso indevido do espectro radioeléctrico, o uso de equipamentos e sistemas de comunicações ilegais e comunicações interditas.

O projecto SIGMER, iniciado em 2013, foi precedido de um concurso público internacional do qual ficou elegível com melhor proposta técnica e financeira, a TCI INTERNATIONAL, INC, uma empresa norte-americana, informou a Presidente do Conselho de Administração do INCM, Ema Chicoco.

O Director de Radiocomunicações e Tecnologias, no INCM, Hilário Tamele, procedera à apresentação do SIGMER. Afirmara que o mesmo "cobrirá os principais centros populacionais e de negócios nacionais distribuídos por regiões, designadamente, as zonas Sul, Centro e Norte do país".

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo