"Não hesitaremos na nomeação de quadros com base em critérios justos e rigorosos de selecção", declarou o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Alberto Fortes Mesquita, na abertura oficial, hoje, do 34º Conselho Coordenador do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC).

O CC decorrre sob o lema Transportes e Comunicações Promovendo o Desenvolvimento do Capital Humano, Infra-estruturas, Logística e Serviços de Qualidade.

O fórum reúne dirigentes e quadros do MTC, representantes dos institutos (dentre eles o INCM) e empresas do Sector, sindicatos, associações dos operadores e outros convidados de instituições públicas e privadas.

Os participantes procederão, de 13 a 15 do corrente, ao balanço da implementação das decisões do 33 Conselho Coordenador, realizado de 3 a 5 de Junho de 2015, em Vilanculos, bem como a produção de deliberações com vista a melhoria do ritmo de desenvolvimento do Sector dos Transportes e Comunicações no país.

A avaliação do grau de implementação dos projectos prioritários do Sector, inscritos no Programa Quinquenal do Governo (2015-2019), do desempenho do Sector em 2015 e Primeiro Semestre de 2016, a revitalização da cabotagem marítima; viabilização do sistema logístico e competitividade, a sinistralidade rodoviária e a Estratégia Nacional de Banda Larga constituem temas de base a serem analisados no encontro.

Outrossim, os debates vão se centrar na necessidade de encontrar as melhores formas que garantam o aumento da produção, poupança e controlo responsável dos processos de implementação dos programas estabelecidos.

A presente edição do Conselho Coordenador vai dedicar especial atenção à componente de recursos humanos, elemento fundamental para a implementação dos programas estabelecidos, bem o desenvolvimento de infra-estruturas e qualidade dos serviços prestados pelo Sector.

Durante o evento, serão prestadas informações sobre a Estratégia de Comunicação do Sector, a Migração Digital, a prevenção e combate à corrupção, o Plano Estratégico Nacional de Prevenção e Combate ao HIV/Sida, entre outras matérias.

"Neste âmbito, devemos continuar a desenvolver acções visando consolidar a Unidade Nacional, repudiar, com vigor, as tentativas de desestabilização política e promovermos a cultura de paz duradoura, tranquilidade e segurança. Só com a paz, segurança e estabilidade no nosso País, será possível promover e garantir a implementação dos projectos de desenvolvimento no sector dos Transportes e Comunicações e no nosso país como um todo".

A propósito, dentre vários convidados, participaram no acto de abertura do 34 º Conselho Coordenador do MTC o Governador da Província de Maputo, Raimundo Diomba, e o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Matola, Calisto Cossa.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo