A propósito do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação
A Comunidade internacional comemora, hoje, 17 de Maio, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação. A efeméride coincide com a celebração do 151º aniversário da União Internacional das Telecomunicações (UIT).

Este ano, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (DMTSI-2016) centra-se no tema: Espírito empresarial no sector das TIC em Áreas do Impacto social.

A UIT pretende, com a escolha deste tema, revelar o potencial de empresários, start ups e pequenas e médias empresas que prestem serviços na área das tecnologias de informação e comunicação para a criação de soluções inovadoras com impacto duradouro nas economias nacionais, regionais e a nível global.

"Disponibilizemos os nossos recursos para aproveitar o papel catalisador das TIC no desenvolvimento sustentável, crescimento económico, inclusão social e equilíbrio ambiental", apela o Secretário-geral da UIT, Houlin Zhao.

No sector das TIC, de acordo com a UIT, "tanto os empresários e as start ups, bem como as pequenas e medias empresas jogam um papel fundamental na garantia dum crescimento económico sustentável e integrador. Participam no desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas nas TIC, possuem um potencial considerável para influir de maneira duradoura na economia mundial, nacional ou regional e são, na economia do conhecimento actual, uma fonte fundamental de novos postos de trabalho, especialmente para os jovens".

Este tema vai de encontro com o trabalho desenvolvido pela UIT, com vista a liberar o potencial dos jovens empreendedores e inovadores do sector das TIC, as PME inovadoras, as start ups e os polos tecnológicos, como impulsionadores de soluções e práticas inovadoras para alcançar os objectivos de desenvolvimento sustentável, com especial atenção às pequenas e médias empresas dos países em desenvolvimento.

As pequenas e médias empresas (PME), as start ups e centros tecnológicos são promotores de soluções e práticas inovadoras para catalisar progressos, especialmente nos países em desenvolvimento. As PME representam, hoje, mais de 90 por cento de todas as empresas em todo o mundo e, para muitos países em desenvolvimento, constituem um "caminho para sair da pobreza".

A UIT, assim designada desde 1932, foi fundada como International Telegraph Union (União Internacional de Telégrafos), em Paris, a 17 de Maio de 1865, quase 11 (onze) anos antes da invenção do telefone. Hoje é a organização internacional mais antiga do mundo, sendo, desde 1947, uma agência especializada das Nações Unidas.

O objectivo da celebração do Dia Mundial das Telecomunicações e Sociedade da Informação (WTISD, sigla em inglês) é contribuir para a consciencialização sobre as possibilidades que o uso da Internet e outras tecnologias de informação e comunicação (TIC) pode trazer às sociedades e economias, bem como sobre os mecanismos de superação do fosso digital existente.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo