"Somos chamados a reflectir e esboçar os passos, na sequência das importantes decisões saídas da Conferência Mundial de Radiocomunicações 2015 (WRC-15)", disse o Secretário Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), Pedro Inglês, no acto de abertura, esta manhã, da Reunião da SADC dedicada à WRC-15.

Ele acrescentou que, principalmente, "será focalizado o impacto daquelas decisões nas radiocomunicações da região da SADC".

Participam nesta reunião de três dias, especialistas em comunicações dos países-membros da SADC, quadros do MTC e do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM).

Sublinhe-se a WRC-15 que culminara com a assinatura das Actas Finais pelos representantes de 162 dos 193 Estados-Membros da UIT, incluindo os da região da SADC, as quais reflectem um consenso sobre como equilibrar a demanda de serviços, tais como a radiodifusão, os serviços por satélite, a banda larga móvel, os serviços aeronáuticos, marítimos, radioamadores, a observação da Terra, os serviços de radiolocalização, num mundo em mudança.

Pedro Inglês fez lembrar que a WRC-15 centrara-se em questões de interesse mundial, como a vigilância da mudança climática, as comunicações para a protecção pública e operações de socorro, a segurança rodoviária, alocação de espectro à banda larga móvel 5G.

"Um dos temas importantes discutidos foi a vigilância mundial dos voos de aviação civil, uma preocupação internacional provocada pelo desaparecimento do voo MH 370 da Malaysia Airlines, em 2014", frisou.

"Muitos destes aspectos serão devidamente sumarizados e incluídos nas agendas nacionais, iniciando-se, em simultâneo, o processo de preparação para a Conferência Mundial de Radiocomunicações 2019 (WRC-19)", concluiu Pedro Inglês.

Por sua vez, referindo-se ao processo de preparação da WRC-15, o Director de Radiocomunicações e Tecnologia do INCM, Hilário Tamele, disse aos participantes que "foi longo e difícil na busca de consensos, mas, eis que estamos aqui novamente juntos, não para disutirmos aspectos divergentes, mas para analaisarmos aquilo que é o fruto do nosso trabalho abnegado".

Em conformidade com a agenda da Reunião, será organizado para os mesmos peritos e quadros das autoridades reguladoras nacionais das comunicações um workshop sobre boas práticas de atribuição do espectro radioeléctrico, particularmente as de precificação eficiente do espectro e técnicas da sua atribuição.

Delegados à Reunião da SADC felicitam mulher

Paralelamente à Reunião da SADC, os delegados dedicaram um espaço solene para felicitar as colegas pelo Dia Internacional da Mulher, um momento associado à luta pelos seus direitos. Esta efeméride é celebrada desde os primórdios do Séc, XX. Entretanto, os factos indicam que ainda há longo caminho por percorrer. Mulher, nós estamos connvosco nesta longa marcha de emancipação!

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo