Ema Chicoco, na VIII Assembleia Geral da ARCTEL-CPLP

A capital são-tomense acolhe, hoje e amanhã, a VIII Assembleia Geral da Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ARCTEL-CPLP), e nos dias 18 e 19 do corrente, o VII Fórum Lusófono das Comunicações.

A delegação moçambicana, que integra, dentre outros quadros seniores, o Director-geral, Américo Muchanga, é chefiada pela Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INCM e Presidente da ARCTEL, Ema Chicoco, função que desempenha desde Abril de 2014 quando se realizou, em Maputo, a VI Assembleia desta associação.

Na abertura oficial da VIII Assembleia que se realizou esta manhã, Ema Chicoco declarou que o acontecimento "constitui mais um marco na história da ARCTEL-CPLP".

Ela sublinhou que esta Assembleia vai, como tem sido de praxe, "prestar atenção às principais medidas de regulação empreendidas em 2015, ao relatório de actividades e contas, aos projectos conjuntos, entre outras matérias".

Entretanto, destacou que algo peculiar será a entrega da Medalha de Associação 2015, a eleição dos novos órgãos, a apresentação do Anuário das Comunicações 2014 e a adesão da ANATEL (autoridade reguladora nacional brasileira) à ARCTEL-CPLP.

"Em resultado das nossas acções interventivas, coordenadas entre os nossos países, a ARCTEL-CPLP tornou-se numa entidade irreversivelmente incontornável do Sector das Comunicações", disse, tendo acrescentado que "foi afirmada a contínua consolidação da nossa Associação no espaço lusófono e no mundo".

A propósito, é neste Assembleia que Moçambique cessa a presidência, passando a estafeta à São Tomé e Príncipe. Segundo Ema Chicoco, "estamos certos de que a ARCTEL conseguirá, sob a presidência de São Tomé e Príncipe, e com o nosso apoio incondicional, fazer acontecer a Reunião Interministerial das Telecomunicações da CPLP e o Projecto Aldeias Sustentáveis".

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo