lichingaA Governadora da Província do Niassa, Francisca Domingos Tomás, inaugurou, no passado dia 7 de Abril, a Praça Digital do Niassa, instalada pelo Fundo do Serviço de Acesso Universal, entidade gerida pela Autoridade Reguladora das Comunicações-INCM.

O evento coincidiu com a celebração do Dia da Mulher Moçambicana que, naquele ponto do país, foi caracterizado por passeatas populares, dança e cor das vestes tradicionais.

“As Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação constituem elementos-chave para o desenvolvimento social e económico e, consequentemente, para a aceleração da materialização dos Objetivos e Metas de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou a governadora.

Francisca Tomás acrescentou que o Governo reitera o seu apoio à massificação da Internet e exorta a Autoridade Reguladora das Comunicações.INCM a avançar com mais acções do género.

A propósito, no âmbito do projecto das Praças Digitais do FSAU, uma outra praça será instalada naquela província, precisamente em Metangula, capital do distrito de Lago.

Segundo Hilário Tamele, Director de Radiocomunicações e Tecnologias no INCM, privilegia-se o desencadeamento de projectos direcionados para as zonas de difícil acesso. “Os moçambicanos, independentemente do local onde vivem, têm o direito de se comunicar”, destacou.

Tamele iniciara o seu discurso felicitando a mulher: “Em nome da Autoridade Reguladora das Comunicações-INCM, e em meu nome próprio, felicito à mulher de Lichinga, pelo Dia da Mulher Moçambicana, especialmente à Sua Excelência Francisca Domingos Tomás, Governadora da Província do Niassa, cujo papel nos destinos da província é de grande destaque”.

paginaA Autoridade Reguladora das Comunicações, INCM, entregou, sexta-feira, 22 de Março, em Maputo, ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), um cheque no valor de 12 milhões de meticais para o apoio às vítimas do ciclone tropical Idai, que fustigou recentemente a região centro do país, causando vítimas humanas e destruição de infra-estruturas públicas e privadas.

“Prestamos esta ajuda, solidarizando-nos com os nossos concidadãos afectados por aquela intempérie que provocou destruição e luto no centro do país. A acção de solidariedade não se limita a este gesto. Os nossos funcionários individualmente têm prestado algum apoio”, declarou Ema Chicoco, Presidente do Conselho de Administração do INCM.

Ema Chicoco, que se fazia acompanhar de altos funcionários do INCM, foi recebida pelo Director-Geral Adjunto do INGC, Casimiro Abreu.

Logotipo ArecomO Conselho de Administração da Autoridade Reguladora das Comunicações-INCM aprovou, a 19 de Dezembro de 2018, ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 1 do Art.º 21.º do Estatuto Orgânico, o novo logótipo desta instituição, face à necessidade da sua adequação ao estágio actual da evolução das comunicações no País, caracterizado pela convergência tecnológica e crescente uso do sinal de redes de telecomunicações pela sociedade no acesso a diversificados serviços e produtos.

As empresas de telefonia móvel celular, designadamente, Vodacom Moçambique (VM), Movitel e Mcel (Moçambique Celular) foram as operadoras de telefonia móvel celular que participaram no leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências, nas faixas de 800MHz, 1800MHz e 2.6GHz, realizado no dia 8 de Novembro, em Maputo. Com este leilão poderão reverter-se a favor do Estado moçambicano cerca de 83 milhões e 400 mil dólares norte-americanos. Leia Press Release

mozcyberPela primeira vez no país, realiza-se, em Maputo, de 22 a 23 do corrente, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, a Conferência Nacional sobre a Segurança Cibernética (mozcyber). Participarão representantes dos sectores de energia, água, telecomunicações, transportes, finanças, defesa e segurança do Estado, administração da justiça, entre outros.

Esta plataforma tem como objectivo a avaliação conjunta dos desafios da segurança cibernética em Moçambique, definir as acções necessárias para a garantia da mesma e divulgar as boas práticas.

São organizadores da mozcyber os ministérios dos Transportes e Comunicações, de Ciências e Tecnologias, Ensino Superior e Técnico Profissional, a Autoridade Reguladora das Comunicações-INCM, o Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação, o Instituto Nacional do Governo Electrónico e a Associação Moçambicana de Profissionais e Empresas de Tecnologias de Informação.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo