As empresas de telefonia móvel celular, designadamente, Vodacom Moçambique (VM), Movitel e Mcel (Moçambique Celular) foram as operadoras de telefonia móvel celular que participaram no leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências, nas faixas de 800MHz, 1800MHz e 2.6GHz, realizado no dia 8 de Novembro, em Maputo. Com este leilão poderão reverter-se a favor do Estado moçambicano cerca de 83 milhões e 400 mil dólares norte-americanos. Leia Press Release

mozcyberPela primeira vez no país, realiza-se, em Maputo, de 22 a 23 do corrente, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, a Conferência Nacional sobre a Segurança Cibernética (mozcyber). Participarão representantes dos sectores de energia, água, telecomunicações, transportes, finanças, defesa e segurança do Estado, administração da justiça, entre outros.

Esta plataforma tem como objectivo a avaliação conjunta dos desafios da segurança cibernética em Moçambique, definir as acções necessárias para a garantia da mesma e divulgar as boas práticas.

São organizadores da mozcyber os ministérios dos Transportes e Comunicações, de Ciências e Tecnologias, Ensino Superior e Técnico Profissional, a Autoridade Reguladora das Comunicações-INCM, o Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação, o Instituto Nacional do Governo Electrónico e a Associação Moçambicana de Profissionais e Empresas de Tecnologias de Informação.

gurueO Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Alberto Fortes Mesquita inaugurou, no passado dia 7 de Novembro,  a Praça Digital de Gurúè. Participou na cerimónia o Governador da Província da Zambézia, Abdul Noormhomed Razak, membros dos governos provincial e distrital.

ituppDecorre, de 29 de Outubro a 16 de Novembro do corrente, em Dubai, Emiratos Árabes Unidos (EAU), a 20.ª Reunião da Conferência de Plenipotenciários da União Internacional das Telecomunicações (ITUPP). Uma delegação moçambicana, chefiada pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Alberto Fortes Mesquita, participa naquela conferência.

No quadro das comemorações do bicentésimo de elevação da Ilha de Moçambique à categoria de cidade, o Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, ontem, dia 17, a Praça Digital do Jardim Josina Machel, financiada pelo Fundo do Serviço de Acesso Universal (FSAU) e implementada pela operadora de telefonia móvel celular Movitel.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Telecomunicar

Organizações Internacionais

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo