Visualizar conteúdo web

Fórum Sobre a Governação de Internet

Maputo, 26.11.2015 O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) - Autoridade Reguladora dos Sectores Postal e de Telecomunicações, em parceria com  o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional (MCTESTP), o Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação (INTIC) e o Instituto de Investigação Cientifica, Inovação e Tecnologias de Informação e Comunicação/Science Innovation and Information and Communication Technology Research Institute (SIITRI), realizou, no dia 24 de Novembro do corrente, o Fórum sobre a Governação de Internet/Internet Governance Forum (IGF).

Participaram neste fórum, instituições públicas ligadas às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), provedores de Internet em Moçambique, operadores de telefonia fixa e móvel celular, prestadores de serviços na área das TIC e outras entidades.

O evento tinha como agenda principal a elaboração da proposta de criação de um IGF nacional. Na abertura oficial do encontro, o Director Postal e de Telecomunicações do INCM, Massinga Apala, considerou de grande importância a criação de um  Fórum Nacional sobre a Governação de Internet, tendo em conta a dinâmica mundial no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mormente no que respeita à internet.

A criação de IGF nacionais surge da recomendação da conferência da União Africana dos Ministros responsáveis pela área das Tecnologias da Informação e Comunicação, realizada em 2012. A conferência exortara a todos os Estados-membros à promoção e organização de fóruns nacionais, com vista à facilitação do diálogo entre partes interessadas em TIC.

O SIITRI é uma instituição de direito moçambicano com enfoque em investigação científica, inovação e desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação (TIC), formação e desenvolvimento de recursos humanos e terciarização de serviços.

Flash