Visualizar conteúdo web

Deputados do MDM visitam INCM

Maputo, 12.06.2015 Uma delegação dos deputados da Assembleia da República (AR) pela bancada do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) visitou, na manhã de hoje, o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM).

A delegação, composta de quatro deputados, era chefiada pelo relator da Bancada do MDM, Venâncio Mondlane. A Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INCM, Ema Chicoco, fez-se acompanhar no encontro pelo Director-Geral, Américo Muchanga, e outros quadros.

É de referir que o INCM preside a Comissão Nacional para a Migração Digital (COMID). O encontro começou com a apresentação do estado das comunicações no país e do processo de migração digital.

Na ocasião, várias questões foram levantadas pelos deputados sobre acções de implementação da migração da radiodifusão analógica para a digital e, também, a representatividade na COMID dos operadores privados da televisão, a actividade regulatória do INCM e o registo dos cartões SIM.

"Ficámos com uma opinião positiva porque, na matéria que nos levou a solicitar o encontro, que é a do processo de migração digital, a instituição mostrou-se muito bem preparada", disse Venâncio Mondlane.

Mondlane frisou que "esclarecemos zonas de penumbra que, na sociedade, ainda não estão bem interpretadas, como, por exemplo, a questão de switch off (o apagão). Não se tratou apenas de um relato de dificuldades, mas, também, de identificação de medidas necessárias para a superação das mesmas".

O Relator da Bancada parlamentar do MDM disse que existem medidas concretas e precisas de como mitigar um problema regional, como é o caso das interferências transfronteiriças.

"Saímos com mensagem de esperança sobre questões que constituíam dúvidas e aflições dos cidadãos", rematou Mondlane.

Flash