Visualizar conteúdo web

Contrato de Prestação de Serviços de Acesso Universal: Boa prática que merece réplica no país

Nampula, 26.09.2015 A celebração do Contrato de Prestação de Serviços de Acesso Universal entre o Fundo do Serviço de Acesso Universal (FSAU) e a Fundação José Ibraímo Abudo "é um exemplo vivo de realização de uma boa prática merecedora de ser replicada em vários pontos do país" declarou a Presidente do Conselho de Administração, Ema Chicoco.

O acto teve lugar na Cidade de Angoche (António Enes, até 1976), província de Nampula, na passada sexta-feira, dia 25 de Setembro, momentos depois da cerimónia oficial da celebração do 51.º aniversário das Forças Armadas de Moçambique (FADM).

Presenciaram a celebração do Contrato, cujo objecto é a prestação dos Serviços de Dados e Internet, através do Telecentro de Angoche, figuras proeminentes como o administrador distrito de Angoche e o presidente do município do mesmo nome e o Presidente da Fundação. O contrata consagra, também, o fornecimento e instalação de uma rede de computadores.

O INCM é a entidade gestora do FSAU, um fundo criado com o objectivo de prestar financiamento a programas e projectos na área das telecomunicações.

Segundo a PCA o contrato "reveste-se de uma grande importância, pois revela o nosso total reconhecimento do grandioso papel que as comunicações jogam no desenvolvimento socioeconómico do país, no melhoramento da qualidade da vida do cidadão".

"Está mais que provado que as tecnologias de informação e comunicações constituem, se não o maior, um dos grandes sectores impulsionadores do desenvolvimento mundial. No caso vertente de Moçambique, isso não constitui excepção e é aposta do Governo acompanhar a evolução tecnológica nesta área e aplicar as boas práticas", sublinhou Ema Chicoco.

O INCM "tem a nobre tarefa de, através deste mesmo, fazer chegar os serviços das comunicações a todo o cidadão", destacou a timoneira desta autoridade reguladora. Ela acrescentou que a ocasião constitui "o culminar de um longo processo que tem vindo a ser desencadeado pelo INCM e por todos os Stakeholders do Sector das Telecomunicações, objectivando fazer das comunicações um incontornável factor impulsionador do desenvolvimento do país, através da eliminação do fosso digital entre as zonas rurais e as urbanas".

A Fundação José Ibraímo Abudo é uma instituição de referência a nível no Distrito de Angoche e na província de Nampula. As suas acções têm contribuído sobremaneira na divulgação das tecnologias de informação e comunicação, na extensão dos serviços das comunicações, especialmente da Internet, no seio da população de Angoche.

Flash